quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Deve-se utilizar a cinta pós-parto?

Há uns anos atrás parecia ser indispensável a utilização de cinta após o parto, contudo, actualmente parece já não ser assim tão imprescindível o seu uso. Então e porquê?!

Acontece que se acreditava que, depois do parto, a utilização da cinta devidamente colocada ajudava a que os órgãos voltassem aos seus devidos lugares e acelerava o processo de involução do útero, consequentemente, a barriga voltaria mais depressa a ter forma que tinha antes da gravidez.
No entanto, os estudos científicos têm mostrado precisamente o contrário, ou seja, quanto mais tempo se utiliza a cinta, mais tempo as mamãs demoram a recuperar a forma que tinham. Isto porque, ao se comprimir os músculos de forma constante está a impedir-se que os mesmos se movimentem, tornando-os mais “preguiçosos” e prejudicando o processo natural de recuperação dos tecidos. Por outro lado, também prejudica a circulação sanguínea. Assim, e apesar de haver uma redução momentânea da barriga quando se utiliza a cinta, a sua utilização parece não trazer contributos a longo prazo, podendo mesmo contribuir para a flacidez tão indesejada. 
Deste modo, a utilização da cinta pós-parto não é adjuvante da involução uterina e deve ser utilizada apenas quando existe indicação médica. Após o parto, os músculos ficam distendidos e o útero fica menor e mais solto dentro do abdómen e a utilização da cinta pode permitir à mulher uma sensação de maior segurança e firmeza, o que se acentua ainda mais se o parto tiver sido por cesariana. Deste modo, a mamã sente-se mais à vontade com a cinta para se sentar, levantar e caminhar, podendo nestas situações ser indicada a utilização da cinta de forma moderada e transitória. 
Para recuperar a forma da barriga, o melhor mesmo é a realização de exercícios abdominais apropriados, que só devem ser iniciados algumas semanas após o parto e de acordo com as indicação médicas (6 a 8 semanas no caso de uma cesariana, por exemplo).

Sem comentários:

Enviar um comentário