segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A Loja da Educação

Uma reflexão muito pessoal: Enquanto terapeuta desenvolvo a intervenção em psicomotricidade com crianças com Necessidades Educativas Especiais na própria escola ou jardim-de-infância. Desta forma vou mantendo um contacto próximo com Professores e Educadoras-de-Infância e vou-me apercebendo que as suas profissões têm vindo a ser desrespeitadas e desvalorizadas. Antes um Professor era visto pela criança como fonte de conhecimento e era respeitado por isso...E agora?? Pais, tudo começa em casa...respeitem os professores, valorizem a sua actividade...e as vossas crianças também o farão...E os professores precisam de sentir que o seu trabalho é importante e tido em consideração...Façam-no pelas vossas crianças...e não deixem toda a resposabilidade de EDUCAR para a escola...
Aqui fica um texto dedicado a todos os tão importantes profissionais da educação...

Caminhando pela rua vi uma loja que se chamava a loja da educação.
Entrei na loja e vi um professor ao balcão.
Maravilhado, perguntei-lhe:
- Mestre professor, o que vendes?
Ele respondeu-me:
- Tudo o que necessita para ter educação.
- Custa muito caro?
- Não...tudo é de graça!
Contemplei a loja e vi jarros de respeito, pacotes de esperança e dedicação, caixinhas de amor, sabedoria, flexibilidade de compromisso.
Tomei coragem e pedi:
- Por favor, dê-me muito amor, respeito, bastante sabedoria, esperança...educação para mim, para a minha família e toda a comunidade.
Então o professor preparou um pequeno embrulho que cabia na minha mão.
Sem entender perguntei-lhe:
- Como é possível colocar tantas coisas nesse pequeno embrulho?
O professor respondeu-me, sorrindo:
- Meu querido, aqui na loja da educação não oferecemos frutos, apenas sementes.
(Autor Desconhecido)

2 comentários: