sábado, 28 de março de 2020

"Não me apanhas, não me apanhas!

Quem ainda não ouviu esta expressão por parte das crianças mais pequenas?! Pois é, jogar à apanhada é um desafio para as crianças desde cedo. Pouco depois de começarem a andar bem, já adoram as brincadeiras de tentar fugir ao mesmo tempo que esperam que os pais corram atrás delas e que as apanhem!

Mas, quando são mais crescidas, brincar à apanhada com os seus amiguinhos e com regras mais estruturadas continua a ser um desafio importante e que contribui para um crescimento saudável. Desenvolvem a coordenação motora, a agilidade, velocidade, destreza e, também, a concentração. Todas as crianças deveriam jogar à apanhada! 

Existem vários jogos deste tipo, deixo aqui algumas sugestões:

1 – Apanhada com coito
É escolhida uma criança para apanhar, as outras fogem, podendo descansar em lugares específicos - os coitos. Quando são apanhadas, ficam imóveis no seu lugar com os braços abertos e podem ser salvas através de um toque nos seus braços. O jogo termina quando todos forem apanhados.

2- Toca e foge
Uma criança é escolhida para apanhar, mas quando toca em alguém passa a ser fugitiva e aquela em quem tocou passa a apanhar.

3- Corda Humana
A criança escolhida fica a apanhar e aqueles que conseguir agarrar vão se juntando a ela, de mãos dadas, formando uma espécie de cadeia. Os que estão na extremidade da cadeia tentam apanhar os restantes.  Ganha a última criança a ser apanhada.

4- Cola-Peganhenta
Uma criança coloca a palma da sua mão aberta virada para cima e cada um dos outros jogadores coloca a ponta do dedo indicador a tocar na mão. A criança que tem a mão aberta, conta uma história e quando disser “cola-peganhenta”, fecha a mão ao mesmo tempo que todos têm de fugir. Os que não tirarem o dedo e forem logo apanhados no fecho da mão, perdem imediatamente. Os que conseguirem tirar os dedos antes de a mão fechar, têm de fugir, sendo que o último a ser apanhado é o que contará a próxima história.


Sem comentários:

Enviar um comentário