Este jogo, para além de ser muito cativante para as crianças, permite estimular competências espaciais, estratégia e planeamento, raciocínio lógico e a capacidade de manter a atenção e o auto-controlo (pensar antes de agir). Geralmente, utilizo com crianças com mais de 6 anos, mas também é muito desafiante para os mais crescidos.
Para se jogar é necessário uma folha, na qual se desenhará previamente os pontinhos, e de dois marcadores de cores diferentes (no caso de dois jogadores). Cada jogador escolhe a sua cor e desenha um risco de forma a unir dois pontinhos, só pode unir na horizontal ou na vertical. Vão fazendo estes traços até alguém fechar o quadrado, e quem o fizer coloca a inicial do seu nome dentro do mesmo. Quando se ganha um quadrado, pode-se voltar a jogar.
No final, ganha aquele que conseguir fechar mais quadrados.
À medida que se interiorizam as regras, podemos aumentar a complexidade, aumentando o número de pontinhos e/ou introduzindo pontos diferenciados dentro dos quadrados, que têm de ser somados ou subtraídos para se obter a pontuação final.
Adaptei algumas folhas que podem imprimir. Vão ver como é divertido!
Sem comentários:
Enviar um comentário