Apesar de se
considerar que o autismo nunca desaparece completamente, intervenções apropriadas, iniciadas precocemente e com intensidade
elevada podem fazer com que alguns indivíduos melhorem de tal forma que os
traços autísticos tornam-se impercetíveis para aqueles que não conheceram as suas
trajetórias de desenvolvimento.
Dentre os fatores mais
importantes para o prognóstico do funcionamento social geral e desempenho
escolar destacam-se o nível cognitivo da criança e o grau de desenvolvimento de
habilidades adaptativas, como as de autocuidado.
Atualmente, existe uma gama muito
vasta e diversificada de modelos de intervenção e terapias direcionadas para
pessoas autistas. De seguida, abordaremos o Programa Son-Rise, um programa
criado por pais e que, muito recentemente, começou a ser aplicado em Portugal.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Através da
experimentação intuitiva e amorosa e da crença na capacidade ilimitada do ser humano
para a cura e crescimento, o casal Kaufman desenvolveu o programa Son-Rise.
Três anos após terem iniciado o programa com Raun, a nova avaliação determinou
que a criança estava dentro dos parâmetros adequados para a sua idade.
Presentemente, Raun é um adulto sem vestígios de qualquer perturbação do
espectro do autismo e um orador enérgico e comunicativo, sendo ele próprio
professor e formador dos Programas Son-Rise.
Desde a "recuperação"
de Raun, milhares de crianças e adultos utilizando o Programa Son-Rise têm-se
desenvolvido muito além das expectativas convencionais, algumas delas apresentado
completa "recuperação".
COMO O PROGRAMA SON-RISE CHEGOU A PORTUGAL
Milhares de pais, terapeutas e
médicos de cerca de 66 países já frequentaram os programas nos Estados Unidos.
Susana Silva, atualmente presidente da Associação Vencer Autismo, foi uma
das pessoas que participou neste programa.
A filha de Susana, com dois anos
de idade, foi sinalizada por se perceber que alguma coisa não estava bem,
embora ainda sem diagnóstico definido. Susana iniciou o percurso que a maioria
dos pais de crianças com perturbações do desenvolvimento segue: médicos,
terapeutas, exames, mais médicos, mais terapias…e foram poucos os resultados
que obteve.
Foi então que, em 2009, ouviu
falar do Programa Son-Rise e, na sua pesquisa, visualizou vários vídeos
disponíveis online e começou a aplicar
as técnicas ensinadas com a filha. Refere que os resultados foram imediatos, o
que a levou a se deslocar até aos EUA, onde fez a formação de cinco dias. A
evolução que viu acontecer na sua filha ao longo dos seis meses seguintes foi
tão significativa que decidiu que queria partilhar o programa com as outras
pessoas que se debatiam com os mesmos desafios e, assim, nasceu a Associação Vencer Autismo, que tem por
objetivo divulgar e promover o acesso ao Programa Son-Rise.
O Son-Rise é um programa para o tratamento de
crianças com autismo ou com outras dificuldades de desenvolvimento similares,
que utiliza uma abordagem relacional e
que valoriza a relação interpessoal. O programa não é simplesmente um
conjunto de técnicas e estratégias a serem utilizadas com uma criança, mas um
estilo de se interagir, uma maneira de se relacionar que inspira a participação
espontânea em relacionamentos sociais. A ideia é que os pais aprendam a
interagir de forma prazerosa, divertida e entusiasmada com a criança,
encorajando então altos níveis de desenvolvimento social, emocional e
cognitivo.
A prática do Programa Son-Rise tem mostrado
que uma criança com autismo que participa neste tipo de experiência interativa,
torna-se aberta, recetiva e motivada para aprender novas habilidades e
informações. São vários os casos em que crianças, ao participarem neste
programa, fizeram progressos notáveis, algumas delas recuperaram completamente
e “abandonaram” os diagnósticos clínicos.
É necessário entrar no mundo da criança, captar a
atenção, conquistar a confiança e criar uma relação, para então trazer a
criança para o nosso mundo.
O programa, que pressupõe como fator chave
para o tratamento e recuperação do autismo a participação da criança em
interações dinâmicas, envolventes e estimulantes, propõe a implementação dos
vários princípios pelos pais no domicílio da criança. Os pais são, assim,
estimulados a construírem um ambiente social otimizado que estimule uma
profunda ligação emocional com a sua criança.
Ao brincar com a criança com autismo de uma maneira em
que a criança participe mentalmente, emocionalmente e fisicamente, estará a ser
solidificado um novo crescimento mental.
The Autism Treatment
Center of America
OS PRÍNCIPIOS DO PROGRAMA SON-RISE
De seguida,
apresentam-se os princípios que fazem do Programa Son-Rise um método único e
efetivo no tratamento do autismo:
v O potencial da criança é ilimitado.
Não se
acredita na “falsa” esperança, assim como também não se pode prever o que cada
criança vai alcançar. Contudo, não se aceita de forma alguma que seja dito
aquilo que uma criança não vai alcançar. Nenhum pai deve ter de pedir desculpas
por acreditar na sua criança.
v O Autismo não é uma perturbação comportamental
v Motivação, e a não repetição, são a chave de toda a
aprendizagem
Muitas das
abordagens tradicionais são “contra o cérebro”, ou seja, tentam formatar as
crianças ensinando-as através da repetição infinita. Pelo contrário, este
programa procura as motivações específicas de cada criança e usa-as para lhes
ensinar competências que precisam de adquirir. Desta forma, não só se obtém a
participação voluntária da criança, como também um período de atenção mais
longo e um aumento das suas competências.
A
Motivação é a chave de toda a aprendizagem…
Se queremos
que a criança aprenda as cores e as cores não lhe interessam nada, temos de
procurar a sua motivação. De que é que gosta? Gosta de números, gosta de dinossauros?
Usamos pois os números ou os dinossauros para ensinar as cores.
v Os comportamentos repetitivos (stims) da sua criança têm
uma enorme importância e valor.
O programa
apresenta um profundo respeito e aceitação das crianças, o que permite
ultrapassar a barreira que separa o seu mundo, fazendo algo ousado e pouco
habitual. Em vez de parar os comportamentos ritualistas e repetitivos da
criança, o adulto junta-se a ela nesses mesmos comportamentos. Ao fazer isto criam-se
afinidades e ligações, a plataforma de toda a educação e desenvolvimento
futuro. Ao participar com a criança nestes comportamentos, promove-se o
contacto ocular, o desenvolvimento social e a inclusão de outros nas
brincadeiras.
O
facilitador vê o autista como um ser único a ser respeitado e procura fazer com
que a criança se sinta segura.
v
A criança pode evoluir no ambiente adequado
A maioria
das crianças do Espectro do Autismo está sobre-estimulada por uma quantidade de
distrações que a maior parte das pessoas nem repara. É importante criar um
ambiente livre de distrações e onde as interações sejam facilitadas – o quarto de brincar. Este ambiente fará
diminuir as situações de “conflito” e tensão que inibem o progresso e a
interação adequada, possibilitando não só o desenvolvimento, como também uma
interação mais próxima, que os pais tanto anseiam.
O
programa Son-Rise é totalmente lúdico. Com ênfase na diversão, os facilitadores
e os pais seguem o interesse da criança e oferecem atividades motivadoras, para
que a criança participe voluntariamente.
v Os pais e profissionais são mais efetivos quando se
sentem confortáveis e otimistas acerca das capacidades da criança e do seu
futuro
Frequentemente,
os pais são confrontados com diagnósticos assustadores e pessimistas
relativamente à sua criança. O programa ajuda os pais a focarem-se na atitude e
a recuperar o otimismo e a esperança. É importante verem o potencial da criança
e conseguirem definir objetivos. Também aos profissionais é dado apoio e
orientação no sentido de ajudarem a criança com quem estão a trabalhar.
v O Programa Son-Rise pode ser combinado com outras
terapias
As
intervenções biomédicas, as terapias sensoriais, as dietas sem glúten e sem caseína,
as terapias de integração auditiva, são algumas terapias que, utilizando
princípios que não são contrários aos do Son-Rise, potenciam a intervenção, que
se torna mais eficaz do que quando o Programa Son-Rise é aplicado isoladamente.
No entanto, as abordagens que utilizam princípios diferentes daqueles que o
Son-Rise defende, têm mostrado ser contra producentes, pois confundem a
criança.
O QUE TORNA O PROGRAMA SON-RISE TÃO DIFERENTE E EFICAZ?
·
Foi o
primeiro programa a tratar as PEA como desafios relacionais e neurológicos em
vez de comportamentais.
·
Este
programa coloca os pais, não os médicos e terapeutas, como os professores
chave.
·
O enfoque é
na casa como o ambiente mais estável e encorajador para ajudar a criança.
·
Utiliza um
modelo de desenvolvimento para orientar os pais passo-a-passo, permitindo que
os seus filhos melhorem em todas as áreas de aprendizagem, comunicação social,
desenvolvimento e aquisição de habilidades.
Ajuda a trazer o riso, brincadeiras e alegria para a vida de uma criança!
TÉCNICAS DO PROGRAMA SON-RISE
Existem
várias técnicas, baseadas nos princípios do Programa Son-Rise, apresentando-se
seguidamente as três principais:
1. Criar um ambiente livre de
distrações
- Levar a criança para o
quarto/sala mais calma e silenciosa
- Preparar este espaço para que
não haja interrupções (telefone, campainha…)
- Levar uma pequena caixa de
brinquedos ou atividades
- Aumentar progressivamente o
tempo em que se está a desenvolver atividades de 1:1 com a criança
2. Usar os comportamentos repetitivos da criança para construir uma ligação
- Fazer o mesmo que a criança
está a fazer, exatamente da mesma forma
- Concentrar-se em se divertir, à
medida que se faz o que a criança está a fazer
Exemplos:
-Se a criança estiver a pular numa bola,
pule numa bola também.
-Se a criança estiver a correr de um lado para o outro, corra de um lado
para o outro também.
- Se a criança estiver a recitar uma cena
de um filme ou livro, recite a mesma cena com ela.
- Se a criança estiver a olhar fixamente
para a parede, olhe para a parede com ela.
3. Concentrar-se no contacto visual.
- Celebrar com a criança cada vez que ela
olhar para si (ex: “Uauu, eu adoro quando olhas para mim!!” ou “O teu olhar é
lindo!” ou “Obrigado por olhares para mim!”). Não importa o que se diz, mas que
se sinta entusiasmado e agradecido pelo facto da criança ter escolhido olhar
diretamente para os seus olhos.
- Trazer a atenção para a sua
face e olhos (torne o rosto interessante, usando chapéus, óculos divertidos,
adesivos e pinturas…)
- Posicionar-se em frente à
criança, ao nível dos olhos ou abaixo, tornando mais fácil para ela olhar para
si. Quando oferecer brinquedos, alimentos ou algo para beber posicione-os na
altura dos seus olhos.
Quanto mais a criança olhar mais ela
aprenderá. Quanto mais você se concentrar no contacto visual com a sua criança,
mais esse contacto aumentará, dando a oportunidade da criança aprender consigo.
Saiba mais em...
-Son-Rise: The Miracle Continues, de Barry Neil Kaufman
-Happiness is a Choice, de Barry Neil Kaufman
-Happiness is a Choice, de Barry Neil Kaufman
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