Quantas
vezes um aluno, num teste escrito, não responde porque não sabe o que se
pergunta?
SABER O SIGNIFICADO DO VERBO QUE INTRODUZ A QUESTÃO É
IMPORTANTÍSSIMO
PARA UMA MELHOR RESOLUÇÃO
DOS TESTES ESCRITOS.
VERBO
|
SIGNIFICADO
|
EXEMPLOS
|
APONTA
|
Indica / Refere
|
·
Aponta as diferenças entre mamíferos e
aves.
|
ASSINALA
|
Marca com um sinal
(cruz, círculo, sublinhado…)
|
·
Assinala
as respostas verdadeiras.
·
Assinala
no mapa a serra do Gerês.
|
ANALISA
(faz
parte da pergunta)
|
Descreve os pormenores
|
·
Analisa
a rocha quanto aos seus constituintes.
|
ANALISA
(não faz
parte da pergunta)
|
Presta atenção a…
Examina atentamente…
|
·
Analisa
a figura e/ou gráfico que se segue.
(serve de
introdução à pergunta que vem a seguir)
|
AVALIA
|
Determina o valor
Aprecia / Julga
|
·
Avalia a
descoberta do microscópio.
·
Avalia
a dureza do mineral.
|
CARACTERIZA
|
Diz como é…
Faz o retrato de…
Indica as suas características
|
·
Caracteriza
a paisagem rural.
·
Caracteriza
a personagem principal do texto.
|
COMPARA
|
Mostra o que é igual e/ou diferente entre duas coisas, situações,
personagens, épocas…
|
·
Compara as
duas rochas quanto à sua constituição mineralógica.
·
Compara
as personagens do texto em relação ao aspeto psicológico.
|
COMPLETA
PREENCHE
|
Escreve o que falta
Desenha o que falta
|
·
Completa
o esquema da Fotossíntese
·
Completa
a frase…
|
CRITICA
COMENTA
|
Aprecia / Ajuíza / Dá uma opinião (positiva e/ou negativa) com
fundamento
|
·
Critica/Comenta
a seguinte afirmação…
·
Critica
a posição de Portugal na 2ª Guerra Mundial.
|
CLASSIFICA
|
Distribui por classes/Avalia
Determina o grupo a que pertence
|
·
Classifica
a rocha quanto à sua génese (formação).
·
Classifica
as frases em verdadeiras (V) e falsas (F).
|
DEFINE
|
Explica claramente o que é
Dá o seu significado exato
|
·
Define
“seres decompositores”.
·
Define
“narrador”.
|
DESCREVE
|
Diz como é / Conta com exatidão o que vês ou o que se passou
|
·
Descreve
a “pequena circulação”.
·
Descreve
a formação do Condado Portucalense.
|
DENOMINA
DESIGNA
|
Dá o nome / Dá a designação / Diz como se chama
|
·
Denomina
o mineral.
·
Designa
a posição do coelho na cadeia alimentar.
|
DISTINGUE
|
Indica as diferenças entre duas coisas
|
·
Distingue
seres produtores de seres consumidores.
·
Distingue
“autor” de “narrador”.
|
DEMONSTRA
|
Apresenta provas
Faz ver / Dá exemplos
|
·
Demonstra
os efeitos do uso excessivo de fertilizantes químicos na agricultura.
·
Demonstra
o “Teorema de Pitágoras”.
|
DELIMITA
|
Indica os limites
Diz onde começa e onde acaba
|
·
Delimita
na figura as zonas permanentemente geladas do globo.
·
Delimita
o terceiro parágrafo do texto.
|
ELABORA
CONSTRÓI
|
Faz / Produz / Compõe
|
·
Elabora,
com base no texto, uma cadeia alimentar.
·
Elabora
uma frase no discurso indireto.
|
EXEMPLIFICA
|
Dá exemplos / Mostra como é
|
·
Dá
exemplos de agentes que podem provocar o cancro.
·
Exemplifica
a cambalhota em frente.
|
ENUNCIA
EXPÕE
|
Diz / Descreve / Apresenta
|
·
Enuncia
a Lei de Lavoisier.
·
Expõe
a tua opinião acerca da desflorestação.
|
ENUMERA
|
Diz quais são
|
·
Enumera
as causas do alcoolismo.
|
FAZ
CORRESPONDER
|
Liga os elementos (pode ser através de setas, números ou letras)
|
·
Faz
corresponder as frases da coluna A com as da coluna B.
|
INDICA
IDENTIFICA
REFERE
MENCIONA
NOMEIA
|
Diz o que é
Diz o nome de…
Aponta
|
·
Indica
os ossos do crânio.
·
Refere
as causas do “efeito de estufa”.
·
Identifica
os órgãos representados na figura.
·
Menciona/Nomeia
a personagem principal do texto.
|
INTERPRETA
EXPLICA
|
Explica porque aconteceu assim
Esclarece a causa de…
|
·
Interpreta
o gráfico da taxa de mortalidade, tendo em conta a evolução dos serviços de
saúde.
·
Interpreta/Explica
os resultados da experiência.
|
JUSTIFICA
FUNDAMENTA
ARGUMENTA
PROVA
|
Diz porquê
Explica apresentando razões
|
·
As plantas são o suporte da vida na Terra.
Justifica esta afirmação.
·
Qual a tua opinião sobre a escravatura?
Fundamenta devidamente a tua resposta.
|
LOCALIZA
|
Diz onde se deu (espaço)
Diz quando se deu (tempo)
Diz a onde se encontra
|
·
Localiza
no espaço e no tempo a 2ª Guerra Mundial
·
Localiza
o rio Minho no Mapa de Portugal
|
ORDENA
|
Põe por ordem / Numera
|
·
Ordena
as fases do Método Científico
·
Ordena
os processos geológicos;
___Transporte;
___Erosão; ___Sedimentação.
|
RELACIONA
|
Estabelece/Indica ligações entre ideias, acontecimentos, coisas, etc.
|
·
Relaciona
a explosão demográfica com a revolução industrial.
·
Relaciona
a Fotossíntese com a Respiração Celular.
|
RESUME
SINTETIZA
|
Diz em poucas palavras
Diz o essencial/Sê conciso
|
·
Resume o
Ciclo das Rochas.
·
Sintetiza
as ideias do texto.
|
RECONTA
|
Volta a contar por palavras tuas
|
·
Reconta
a história que leste.
|
REDIGE
|
Escreve / Compõe / Faz
|
·
Redige
uma frase exclamativa.
·
Redige
uma carta.
|
SUBLINHA
|
Coloca um traço por baixo de…
|
·
Sublinha
as frases verdadeiras.
·
Sublinha
os adjetivos do 1º parágrafo do texto.
|
SELECIONA
|
Escolhe / Opta
|
·
Seleciona
os alimentos ricos em vitamina C.
·
Seleciona
a opção correta.
|
SUBSTITUI
|
Pôr em lugar de…
Trocar por…
|
·
Substitui
a frase (ou título) por uma expressão equivalente.
·
Substitui
os números da legenda pelos termos corretos.
|
TRANSCREVE
RETIRA
COPIA
EXTRAI
|
Tira do texto (é necessário colocar entre aspas se as palavras ou
expressões forem do texto)
|
·
Transcreve
do texto uma frase no modo imperativo.
·
Copia
do texto uma oração subordinada.
·
Retira
do texto a ideia principal.
|
DEDUZ
|
Tirar a consequência: - da causa para o efeito: - do geral para o
particular
|
·
Deduz
os efeitos do aumento do “buraco” na camada de ozono.
·
Deduz o
desfecho (final) da história narrada.
|
*Documento Adaptado do Guia do Estudante
Sem comentários:
Enviar um comentário