quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Ser mãe


maternidade

          Agradeço muito ter nascido no meio em que nasci, numa família que me amou e que me ama, ter frequentado escolas que me fizeram amadurecer, ter tido professores que marcaram as minhas escolhas, ter tido amigas e amigos que foram e são verdadeiros camaradas e outros que não sendo tão amigos me fizeram refletir sobre os diferentes caminhos que poderemos seguir na nossa vida. Agradeço também ter um marido que está sempre do meu lado, que me apoia e me ama. E estou a agradecer tudo isto pois foram importantes fatores a contribuir para a fantástica oportunidade de ter tido uma gravidez planeada e muitíssimo desejada.
          Assim tive a oportunidade de viver cada momento com uma intensidade muito especial. Mesmo antes de estar grávida já sentia algo de diferente em mim…E quando estava grávida e não sabia, havia já um brilho no olhar, que as minhas amigas mais perspicazes detetaram com sendo a sementinha a germinar no meu ventre. E eu sentia que já não estava só e uma estranha intuição me dizia que era um menino. É mesmo mágico…
Considero que já era mãe ainda antes de o ser…quando decidi, junto com o meu marido, que iríamos começar a tentar. Pois foi aí que começou a nascer este amor por este pequenino ser.
          E ser mãe é isto mesmo: é amar, amar, amar. Um amor incondicional e que cresce a cada dia e infinitamente. Uma vontade enorme de cuidar deste pequenino e indefeso Ser, de darmos o nosso melhor, de acariciar, beijar…É vibrar a cada nova aprendizagem: o primeiro choro, o primeiro sorriso, o primeiro beicinho…é chorar quando o vemos em aflição com cólicas ou com reações febris às vacinas, desejando que sejamos nós mesmas a passar por isso e não o nosso bebé. É não acordar com o bater da porta, o cão a ladrar ou os trovões, mas despertar imediatamente assim que o nosso bebé se mexe na sua caminha. É colocar o nosso bebé e o seu bem-estar em primeiro lugar…

Enfim, todas as palavras seriam poucas para descrever o que é ser mãe…e tudo o que posso dizer é que ADORO SER MAMÃ e que agradeço profundamente poder vivenciar a maternidade na sua plenitude!

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Convite Batizado

batizado

batizado

E foi este o convite de batizado que escolhemos e fizemos para o Gui. Ficou tudo a condizer com o tema dos pezinhos. :) 

Lembrança Batizado

batizado

vela

Como lembrancinhas do batizado do Gui, fizemos estas velinhas. Não ficaram lindas?!

Mesa Batizado

decoração

bolo

mesa

bolo

E foi assim que ficou a mesa do bolo de batizado do Gui! O bolo foi feito por uma prima e ficou lindo e delicioso!

quarta-feira, 13 de abril de 2016

terça-feira, 5 de abril de 2016

Esterilização da chucha e biberão

Dadas as condições de higiene que possuímos atualmente, não é necessário esterilizar as chuchas e biberões sempre que estes sejam utilizados. No entanto, estes devem ser sempre bem lavados com água quente e corrente, detergente neutro e escovilhão, de modo a que todos os resíduos sejam eliminados. Depois de secos devem ser guardados em local limpo. As tetinas do biberão devem ser colocadas viradas para dentro e o biberão fechado com a respetiva tampa.
Continua, no entanto, a ser importante a esterilização de todos os acessórios do biberão, da bomba de extração de leite e chuchas antes da sua primeira utilização e ocasionalmente, de forma a proteger o bebé de possíveis infeções como diarreias e sapinhos. Como forma de precaução, muitas mamãs ainda continuam a preferir esterilizar os materiais sempre que são utilizados e fazem-no até o bebé ter aproximadamente 6 meses, altura em que já apresenta mais defesas.

A esterilização pode ser feita de quatro maneiras diferentes e sempre depois de os objetos estarem devidamente lavados:

·         Esterilização pela fervura
Consiste em colocar as tetinas, biberons e chuchas numa panela com água a ferver durante alguns minutos. Os materiais devem ser retirados com uma pinça apropriada e devem ser deixados a escorrer.
Aconselha-se que as tetinas e chuchas sejam fervidas apenas durante 5 minutos, de forma a evitar o seu envelhecimento antes do tempo. Por outro lado, os biberons devem ser fervidos durante 12 minutos.

·         Esterilização por micro-ondas
É feito com aparelhos próprios, onde se colocam os materiais a esterilizar para irem ao micro-ondas durante o tempo recomendado pelo fabricante do aparelho.
Existe também a opção de sacos de esterilização para micro-ondas (ocupam menos espaço e são fáceis de arrumar e transportar). Neste caso, os objetos a esterilizar são colocados dentro do saco, juntamente com água, e o saco é fechado e colocado no micro-ondas durante o tempo recomendado pelo fabricante. Cada saco pode ser reutilizado até um máximo de 20 vezes.

·         Esterilização pelo vapor
Efetuado em aparelhos específicos, sendo considerado o método mais eficiente. Torna-se menos agressivo para os objetos a esterilizar, prolongando a sua duração. Contudo, exige um maior investimento inicial.

·         Esterilização química ou a frio
Neste tipo de esterilização é necessário recorrer-se a soluções químicas, que requerem cuidados específicos de manuseamento. É um método pouco indicado e utilizado. Torna-se vantajoso para esterilizar alguns objetos ou brinquedos que não resistem às temperaturas altas.

quinta-feira, 10 de março de 2016

O que levar para a Maternidade?

Aqui fica a lista com o que é necessário levar para a maternidade:

- Cartão de cidadão
- Boletim de saúde da grávida (livro verde)
- Todos exames e informação médica realizada na gravidez

- Um saco/mala pequena (para a sala da dilatação e de partos) com:

  • Primeira roupa do bebé (body, calças, babygrow, gorro)
  • Mantinha
  • Fralda de pano
  • Fralda descartável 
  • Um par de chinelos de borracha  
- Na mala grande (que o pai ou quem acompanha leva após o parto) para a mamã:
  • Camisa de dormir ou pijamas (4), convém que tenham botões à frente para facilitar a amamentação
  • Chinelos de quarto
  • Chinelos de borracha (para tomar banho)
  • Cuecas de algodão ou cuecas descartáveis
  • Discos de amamentação
  • Conchas coletoras de leite
  • Soutiens de amamentação (2)
  • Produtos de higiene pessoal
  • Sacos para a roupa suja

 Na mala grande para o bebé:
  • Babygrows
  • Conjuntos interiores (body e calça de algodão)
  • Gorro
  • Fraldas de pano (2/3)
  • Manta de algodão/cobertor (1)
  • Pente, lima para as unhas e tesoura de unhas.


Atenção: Esta lista é a que eu estou a seguir, mas pode variar de instituição para instituição, pelo que convém sempre que a futura mamã se informe junto da maternidade em que pretende ter o seu bebé.


E com base nesta lista, aqui ficam as fotos das minhas malinhas (eu separei a da mamã e a do bebé):


recém nascido
Mala da mamã

bebé
Mala da mamã - Produtos Higiene
Aqui acrescentei o PURELAN (pomada para os mamilos gretados), o LACTACYD (gel para lavagem íntima, especial para gravidez e pós-parto) e batom do cieiro (pois parece que com o parto temos tendência a desidratar e os lábios a racharem).

recém nascido
Mala do bebé





O que levar no saco para a sala de partos?

  Em algumas maternidades pedem que se leve um saquinho à parte da mala com as coisinhas necessárias apenas para a sala de partos. 
   Eu coloquei, dentro de uma malinha pequena o saquinho com a primeira roupinha do bebé, uma fralda descartável, uma mantinha, uma fralda de pano, um par de chinelos de borrachas para a mãe e umas cuequinhas descartáveis.
bebé

bloco partos

A Primeira Roupinha do Bebé

Preparei um saquinho, para levar para a sala de partos, com a primeira roupinha do bebé:
- Body
- Calças
- Babygrow
- Gorro

As roupinhas foram lavadas com detergente próprio para bebés e as etiquetas foram cortadas, de forma a evitar possíveis irritações na pele do recém-nascido.


bebé

bebé

Saquinhos para Roupinha

Estive a costurar quatro saquinhos para levar as roupinhas do meu bebé para a maternidade. Assim, vai um conjunto em cada saco, um para cada dia. Caso seja necessário mais, o papá tratará de levar.
Aqui fica, então, o resultado!

roupinhas bebé



roupa bebé

roupa bebé

roupa maternidade


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Azia na Gravidez, o que fazer para diminuir o desconforto?

A azia ou pirose consiste numa sensação de queimação ou ardência no esófago e na garganta e, apesar do grande desconforto que pode acarretar, é muito comum e normal na gravidez devido ao aumento de determinadas hormonas na corrente sanguínea (nomeadamente a progesterona) e ao crescimento do útero.

O aumento das quantidades de progesterona no sangue, que relaxa os músculos do útero, também provoca o relaxamento de outros músculos tal como o esfíncter esofágico inferior, que é a válvula entre o estômago e o esófago e que costuma estar bem fechada. O facto de esta válvula não estar a fechar como habitual permite que algum conteúdo do estômago volte para o esófago, provocando irritação e a sensação desconfortável de azia. A progesterona também diminui o ritmo das contrações naturais do estômago, levando a um processo digestivo mais lento do que o habitual.


Por outro lado, o crescimento do bebé e do útero pressiona o estômago e o intestino, contribuindo também para que o conteúdo do estômago volte para o esófago. Assim, à medida que a gravidez avança existe a tendência para que a azia se agrave.

No sentido de diminuir este desconforto, apresentam-se algumas sugestões:
  • Evitar comer alimentos gordurosos, ácidos e fritos e evitar refeições muito condimentadas, principalmente à noite (exemplos de alimentos/bebidas a evitar: molho de tomate, mostarda, frutas cítricas, vinagre, café, chocolate, sumos industrializados, bebidas gaseificadas…);
  • Evitar ingerir muitos líquidos na hora das refeições, de modo que o estômago não fique muito distendido (a água é muito importante, mas deve-se procurar beber entre as refeições); 
  • Optar por refeições leves, em pequenas quantidades e frequentes, de forma a não acumular a acidez no estômago;
  • Preferir frutas como banana, pera, maçã e pêssego por serem facilmente digeridas;
  •  Mastigar bem os alimentos para facilitar a digestão;
  • Mastigar pastilha elástica depois de comer, por estimular as glândulas salivares que ao produzirem mais saliva neutralizam o ácido do estômago;
  • Evitar deitar-se logo após as refeições;
  • Dormir com a cabeça mais levantada ou numa posição semi-sentada;
  • Dormir para o lado esquerdo, devido a anatomia própria do estômago que impede assim a subida do suco gástrico;
  • Não fumar e evitar a exposição do fumo do tabaco;


Quando se está com azia:
  • Comer uma maçã com casca, um pedacinho de pão, uma ou duas bolachas de água e sal ou um pedacinho de batata crua, que ajudam a empurrar o conteúdo gástrico de volta para o estômago e absorvem o ácido estomacal;
  •  Comer um punhado de amêndoas com pele;
  • Evitar beber água ou outro líquido no momento em que se está com azia, pois agrava a sensação de queimação.


maçã


No entanto, se a azia for muito forte e constante deve-se falar com o médico pois existem medicamentos próprios e adequadas para esta situação.

Curiosidade: Costuma-se ouvir dizer que quando a grávida sente muita azia o seu bebé terá muito cabelo, no entanto, não existe nenhuma comprovação científica desta relação.



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Deve-se utilizar a cinta pós-parto?

Há uns anos atrás parecia ser indispensável a utilização de cinta após o parto, contudo, actualmente parece já não ser assim tão imprescindível o seu uso. Então e porquê?!

Acontece que se acreditava que, depois do parto, a utilização da cinta devidamente colocada ajudava a que os órgãos voltassem aos seus devidos lugares e acelerava o processo de involução do útero, consequentemente, a barriga voltaria mais depressa a ter forma que tinha antes da gravidez.
No entanto, os estudos científicos têm mostrado precisamente o contrário, ou seja, quanto mais tempo se utiliza a cinta, mais tempo as mamãs demoram a recuperar a forma que tinham. Isto porque, ao se comprimir os músculos de forma constante está a impedir-se que os mesmos se movimentem, tornando-os mais “preguiçosos” e prejudicando o processo natural de recuperação dos tecidos. Por outro lado, também prejudica a circulação sanguínea. Assim, e apesar de haver uma redução momentânea da barriga quando se utiliza a cinta, a sua utilização parece não trazer contributos a longo prazo, podendo mesmo contribuir para a flacidez tão indesejada. 
Deste modo, a utilização da cinta pós-parto não é adjuvante da involução uterina e deve ser utilizada apenas quando existe indicação médica. Após o parto, os músculos ficam distendidos e o útero fica menor e mais solto dentro do abdómen e a utilização da cinta pode permitir à mulher uma sensação de maior segurança e firmeza, o que se acentua ainda mais se o parto tiver sido por cesariana. Deste modo, a mamã sente-se mais à vontade com a cinta para se sentar, levantar e caminhar, podendo nestas situações ser indicada a utilização da cinta de forma moderada e transitória. 
Para recuperar a forma da barriga, o melhor mesmo é a realização de exercícios abdominais apropriados, que só devem ser iniciados algumas semanas após o parto e de acordo com as indicação médicas (6 a 8 semanas no caso de uma cesariana, por exemplo).

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Organizador de Bolsa

Organizador de Bolsa em tecido, para facilitar as trocas de malas.

tecido

bolsa

mala

mala

tecido

mala

mala

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Saquinhos Perfumados


Sachê perfumados para colocar em gavetas, guarda-roupas ou mesmo no carro.
perfumado


Sachê perfumado e porta-lenços

coração

perfumados

perfumado

perfumadosperfumados
Sachê Perfumado e Fita Porta-Chaves

fita chaves


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Como a grávida deve colocar o cinto de segurança?


Durante a gravidez deve-se ter alguma atenção à forma como se coloca o cinto de segurança. 
A parte de baixo do cinto - parte horizontal -  deve ser colocada por abaixo da barriga, na região pélvica. Deste modo, e no caso de haver um acidente, o cinto de segurança fará pressão nas ancas e não na barriga.
A parte do cinto de segurança que pertence ao ombro, por sua vez, deverá ficar entre o peito e passar pela parte superior da barriga. No caso de estar a causar alguma fricção incómoda no pescoço, então deve procurar alterar a posição do assento.
O cinto de segurança deve ficar bem ajustado e confortável. 

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Enxoval do Bebé

Estive a fazer uma pesquisa do que será necessário para o meu bebé e aqui fica a lista, esperando ajudar mais futuras mamãs a se organizarem.


Para o Quarto

- Berço e/ou cama de grades (vou optar apenas pela cama de grades, onde colocarei uma alcofa nos primeiros tempinhos)
- Colchão para berço/cama de grades
- Edredom e protetores para cama de grades (convém ter dois, para poder substituir um enquanto lava o outro)
- 1-2 Resguardos para o colchão
- 2-3 Conjuntos de lençóis (100% de algodão e os de baixo devem ter elástico para facilitarem a fazer a cama e para se manterem sempre bem colocados)
- Cobertores (convém ter pelo menos dois, de lã ou de algodão consoante a estação do ano)
- Cómoda (para arrumação)
- Colchão muda fraldas com banheira
- Saco de dormir
- Cesto para colocar os produtos de higiene
- Intercomunicadores (opcional)
- Luz de presença (opcional)


Passeio:

- Carrinho, ovo e alcofa (sugiro os da Bebé Confort). Antes de comprar, é importante experimentar a abrir e fechar, verificar a facilidade de adaptação do ovo e da alcofa ao carrinho e verificar o tamanho com que fica quando é fechado. Verificar também se tem ou não o sistema isofix.
- Capa para o ovo
- 1 Marsúpio (opcional)
- 1 Mala/mochila para transportar as coisas do bebé
- 1/2 Muda fraldas (para saídas)


Roupa:

- 12 Fraldas de pano
- 8 Bodies de manga comprida
 - 6 Calças com pés
- 8 Meias
- 6/8 Babygrows
- 2 Gorros
- 10 Babetes (os de apertar em velcro são os mais práticos)
- 2 Mantas
- 2/3 Toalhas para o banho, com capuz
- 4 Casacos de malha
- 1/2 Pares de sapatinhos para sair
- Detergente e amaciador próprio para lavar a roupa do bebé

Alimentação:

- Discos absorventes para o peito
- 2/3 Soutiens de amamentação
- Roupa que facilite o acesso ao peito (de fácil abertura ao peito)
- Creme para os mamilos/ Pomada de Lanolina, que se deve usar no caso de os mamilos gretarem aquando da amamentação
 - Bomba extratora de leite e bico de silicone (apenas se for necessário)
- 1/2 Biberons com respetivas tetinas
- 1 Escovilhão para lavar os biberons
- 1 Esterilizador de biberons (opcional)


Farmácia e higiene:

- Fraldas descartáveis (nas primeiras semanas um bebé gasta, em média, 10 por dia)
- 1 Tesoura e uma lima para unhas
- 1 Termómetro para medir a temperatura corporal
- Paracetamol infantil em supositórios
- 1 Termómetro para a água do banho (opcional)
- Toalhitas sem álcool (também pode usar compressas e água morna)
- Pomada para a muda das fraldas
- Gel banho do recém-nascido (neutro e sem perfumes)
- Creme hidratante recém-nascido (neutro e sem perfumes)
- Escova/pente para o cabelo
- Algodão
- Compressas esterilizadas para limpar o umbigo
- Álcool a 70º, para desinfetar a zona do umbigo
- Soro fisiológico (unidoses: mais prático e higiénico) para descongestionar o nariz e limpar os olhos
- 2 Chuchas (opcional)
- 1 Porta chuchas (opcional)

Nota: Existem os Kits de maternidade com os produtos de Higiene da marca Uriage, vendidos na Well’s e que parecem ser muito bons.


Para a Mamã (maternidade)

- 2/3 Camisas de noite abertas à frente e frescas (convém serem abertas à frente para ser mais fácil dar de mamar e convém serem mesmo camisas de dormir e não pijamas para facilitarem as observações médicas)
- 1 Robe fresco
- 1 Chinelos quarto
- 1 Chinelos p/ banho
- Pensos higiénicos de grande absorção para o pós-parto
- Cuecas descartáveis e/ou de algodão
- Batom do cieiro (os lábios secam com o calor do parto e com a amamentação)
- Produtos de higiene para a maternidade (champô, gel banho, escova de dentes, pasta de dentes, creme hidratante, escova, maquilhagem…etc)
- Toalha de banho
- 1 Saco para colocar a roupa suja
- Roupa para voltar para casa

sexta-feira, 27 de novembro de 2015